d

The Point Newsletter

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Diretores de Arte

A conta do Processo Criativo

Muitos profissionais dizem que não são criativos, superestimando, assim, a criatividade. Ser criativo não é executar um dom, é exercer um hábito. Para isso, alguns processos são indispensáveis.

Processo #1:

processo_criativo1

Adquirir repertório. Eis a base do processo: 1 + 1 = 2, apenas se 1 existir. Alimente-se de informação. Leia, assista, escute, seja uma esponja de conteúdo, onde quer que esteja. O mais importante neste processo é que não haja preconceitos.

Freqüente lugares diferentes, peça comidas diferentes, encontre pessoas diferentes. O intuito é conhecer, não necessariamente gostar.

Processo #2:

processo_criativo2

1 + 1 = 2, apenas se + existir. Perceba que o processo para gerar uma idéia pode ser controlado e excercitado.

O primeiro passo é trazer o máximo de referências à tona, mas como? O Brainstorm é uma das melhores ferramentas de acesso ao nosso repertório, e serve à este fim. Entregue-se totalmente ao processo e esgote seus pensamentos.

O segundo passo é cruzar informações para formar a idéia nova. Lembre-se, nada se cria.

Processo #3:

processo_criativo3

Criatividade sem aplicação perde seu sentido. 1 + 1 = 2, apenas se = existir. Foque no objetivo real de ser criativo: transpor obstáculos de modo simples e eficaz.

Não crie mais problemas do que os que você já tem. Saiba diferenciar o que pode e o que não pode ser solução. A regra é usar o bom senso.

Processo #4:

processo_criativo4

Por fim, ser criativo não é ser criativoso. Não é reinventar a roda. 1 + 1 ainda é = 2. Qualquer profissional pode ser criativo e todos deveriam, basta que compreendam que a criatividade não é inatingível. É, pelo contrário, algo que já está em todos nós e, assim como nosso corpo, nossa mente e nossa memória, pode e deve ser exercitada.

Publicitário com experiência de 10 anos em Comunicação e Marketing, atuando com foco nas áreas de Criação, Inovação e Design para o mercado de Jogos e Entretenimento. Experiência complementar em Desenvolvimento de Produtos e Marketing Digital. Graduado em Comunicação Social com MBA em Marketing pela ESPM. Vasto conhecimento do mercado de Jogos e Entretenimento e entendimento do comportamento do consumidor infantil e do jogador.

Leave a comment

Add your comment here