A Dove criou uma nova peça (Thought Before Action) dentro de sua Campanha Pela Real Beleza capaz de desagradar uma classe inteira de profissionais: nós, diretores de arte, designers e fotógrafos…
Executada pela Ogilvy Toronto, a ideia foi disponibilizar uma action de Photoshop que supostamente serviria para melhorar, em apenas um clique, a textura e o brilho da pele da modelo na foto. No entanto, ao utilizar a action, a imagem voltava ao seu estado inicial, anulando todas as modificações já feitas e exibindo a mensagem Don’t manipulate our perceptions of real beauty.
Claro que a action permitia o Undo, mas a ação foi considerada furada por responsabilizar os profissionais que trabalham com as imagens pela distorção da Real Beleza. Fora isso, a ideia exigia uma série de coincidências para funcionar (além de encontrar e baixar a action, o profissional deveria estar trabalhando com fotos de pessoas e já deveria ter realizado alguma ação para modificar a imagem, por exemplo). Também não ficou claro o porquê do esforço em atingir esses profissionais com uma mensagem que claramente não é destinada a eles. Não representam o público da Dove, e muito menos representam uma parcela relevante de pessoas para se alcançar algum tipo de abrangência com a mensagem.
Por tudo isso, fica claro que o que importava nesta campanha era a produção e viralização do vídeo em si, e não da ação original.
Vi no B9.
Jes 8 de agosto de 2014
Realmente, não ficou nada legal!