Banksy, o artista desconhecido

Você pode não saber exatamente quem é Banksy, mas com certeza já viu algumas de suas obras pela internet ou nas paredes de diversas cidades do mundo, a maioria delas feitas em estêncil.

article-2152157-04D85AF40000044D-590_964x835

Banksy é um artista de rua que mantém sua identidade sob sigilo por questões de segurança e integridade física. Nasceu em Bristol na Inglaterra, acredita-se que entre 1974/75. O marcante dos seus trabalhos é que sempre tem uma “pitada de tapa na cara da sociedade” e rebeldia contra governantes e políticos.

Em alguns momentos seus trabalhos podem ser categorizados como sátiras sobre o mundo capitalista. Sua mais recente obra foi feita aproximadamente entre os dias 1 e 2 de outubro de 2013 em Nova Iorque, porém desta vez sua arte durou pouco mais do que 24 horas. Ainda não se sabe ao certo se a obra foi apagada por autoridades ou por outro artista de rua.

banksy_ny

A pouco mais de 2 anos atrás, lançou um documentário que conta sobre o “Street Culture” em parceria com o cômico e hiperativo diretor Thierry Guetta. No filme entitulado de “Exit through the Gift Shop”, Banksy e Guetta mostram os trabalhos de artistas de rua, relatam sobre a primeira exposição de Street Art em Los Angeles, e também o fato ocorrido dentro da Disneylândia, onde Guetta ficou por cerca de 4 horas sendo interrogado sobre o “boneco de Guantanamo” que foi deixado por Banksy em uma atração do parque em um suposto ato de revolta contra o governo americano, no entanto durante todo o documentário, em nenhum momento Banksy mostra o seu rosto ou revela sua identidade.

http://www.youtube.com/watch?v=2gG816UvtCA

banksy5

Outro fato marcante na historia de Banksy foi, sem que nenhuma autoridade ou seguranças de Nova Iorque percebessem, pendurar suas obras nas paredes de museus renomados para que pudessem ser contempladas pelo publico visitante. Ele fez isso em: the Museum of Modern Art, the Metropolitan Museum of Art, the Brooklyn Museum e the American Museum of Natural History.

4421981342_b5a9f4c4ff_o

Banksy conseguiu esse feito com ajuda de um grupo que o apóia chamado “Prankster”.

Um artista que é conhecido internacionalmente por sua arte, mas que nunca revelou a sua identidade, que conseguiu deixar um boneco inflável dentro de uma atração da Disney e que pendurou quadros com suas obras em importantes museus de Nova Iorque sem nunca ter sido preso ou pego pelas autoridades, realmente merece respeito.

Abaixo alguns trabalhos de Banksy.

27-banksy-balloon-girl

Banksy-art-wallpaper-2

Banksy-follow-your-dreams

28-kissing-coppers-banksy

Site oficial: BANKSY


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
KNOW US BETTER